Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Bolsas - Gráficos

Bolsas - Análise Técnica

Domingo,�15 deSetembro,�2019

Comparação entre os Depósitos de Taxa Garantida

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Comparação entre os Depósitos de Taxa Garantida*

por Paulo Jardim

 

“Estou muito satisfeito! Sempre investi em certificados de aforro e já ganhei muito dinheiro!”, “ Eu? Investir em metais preciosos?! Não gosto de arriscar, só invisto em depósitos a prazo!”, “Acções?! Eu não quero perder dinheiro!”.

Estas são algumas das afirmações que demonstram desconhecimento e de quem se apegou ao passado a aplicações que outrora já tiveram rendibilidades interessantes mas que actualmente deixaram de ter.


Os tempos mudaram e também a mentalidade dos investidores tem de acompanhar esta mudança sob pena de… perderem o seu investimento. Poderá estar a questionar-se “Como é possível perder o investimento numa aplicação de taxa garantida?”, poderei estar a exagerar claro, mas a realidade é que no estado actual as aplicações com taxas garantidas disponibilizadas pelas instituições financeiras não satisfazem o investidor mais exigente em que as receitas liquidas do investimento, após descontados os impostos e comissões, não passam de quase nulos. Quase afirmaria que “arriscado” é deixar o dinheiro parado em depósitos a prazo e afins.

Em 2008 era relativamente fácil encontrar aplicações a 360 dias, e até 180 dias, com taxas anuais nominais de 3,00 %, neste momento rondam em média os 1,55 % como demonstrado no quadro em anexo. Actualmente se pretender auferir esses valores tem de deixar o seu investimento estagnado numa aplicação que é rentável … para as instituições financeiras.

O panorama para o investidor defensivo, como pode constatar, não é favorável. É certo que a descida da EURIBOR é positiva para quem detém empréstimos à habitação (apenas para os contratos anteriores a 2009 pois os posteriores não têm essa sorte, uma vez que os bancos “compensam” as descidas da EURIBOR com subidas dos spreads), mas vendo do ponto de vista do investidor as coisas mudam um pouco de figura. Assim sendo, é aconselhável uma mudança de mentalidade dos investidores ditos “defensivos” e ter em conta investimentos alternativos. Com isto não estou a afirmar que se deva investir a 100%, e cegamente, em investimentos de risco elevado, mas se sempre sentiu relutante em se aventurar no mundo das acções, Forex’s, CFD’s, metais preciosos e tantos outros investimentos ditos “arriscados”, esta poderá ser uma boa altura para pensar em mudar de atitude e reservar uma parte da sua carteira a este tipo de investimentos.

 

Tabela Comparativa dos Depósitos Taxa Garantida - Parte 1 (clicar para ver em grande)

tabela_1

 

Tabela Comparativa dos Depósitos Taxa Garantida - Parte 2 (clicar para ver em grande)

tabela_2

 

Tabelas elaboradas a partir de pesquisa online nos sites dos bancos a 1 de Outubro de 2009

 

Por Paulo Jardim

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.

Newsletter BonsInvestimentos

Assine gratuitamente a newsletter mensal BonsInvestimentos.
Nome:
E-mail:

Facebook BI

Dow Jones


NASDAQ


S&P 500


PSI 20

PSI 20

IBovespa

IBovespa

DAX

DAX

US Dollar vs Japanese Yen