Domingo, 12 Fevereiro 2012 00:00
Há uma “grande guerra”, diz-nos o cientista norte-americano Neil Johnson. Ela trava-se hoje nos mercados financeiros. Uma guerra invisível entre algoritmos que torna ainda maior o risco sistémico do capitalismo financeiro. O que se designa por “negociação de alta frequência” (high frequency trading, acrónimo HFT, em inglês), com ordens dadas automaticamente em milésimas do segundo, domina hoje mais de 50% da negociação, em valor, nos Estados Unidos e mais de 30% na Europa, segundo a consultora Tabb Group.
Por Jorge Nascimento Rodrigues
Quinta, 22 Dezembro 2011 00:00
O historiador britânico Niall Ferguson, professor na Universidade de Harvard, resolveu lançar um cenário de uma Europa bem diferente da atual daqui a dez anos no The Wall Street Journal, com uma ilustração satírica apropriada.
Por Jorge Nascimento Rodrigues
Quarta, 14 Dezembro 2011 00:00
Para muitos analistas sexta-feira, 9 de dezembro, foi um dia de sucesso histórico, de renascimento do projeto europeu com a consagração de uma “genuína união de estabilidade orçamental” (para usar a expressão da nova linguagem da dupla Merkozy). Para outros, uma vitória de Pirro com o fim da União Europeia e o regresso da luta aguda entre potências num espaço em que se semeou, de novo, o gérmen da fragmentação.
Por Jorge Nascimento Rodrigues
Segunda, 17 Outubro 2011 00:00
A zona euro tem 5 dias para por a casa em ordem. Se não, o FMI assumirá maior protagonismo na próxima cimeira do grupo dos 20 em Cannes a 3 e 4 de novembro.
Por Jorge Nascimento Rodrigues
Quinta, 22 Setembro 2011 00:00
O "twist" anunciado pela Reserva Federal presidida por Ben Bernanke e o corte de notação em três bancos de referência norte-americanos pela Moody's empurrou Wall Street para o vermelho. As bolsas mundiais caíram 2% e o sector financeiro cerca de 2,5%
Por Jorge Nascimento Rodrigues
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.