Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Quinta-Feira,�14 deNovembro,�2019

Brasil

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

O Brasil vive um momento histórico: terminou o mandato de um dos seus maiores presidentes. É verdade que o país tem terríveis problemas e o consulado de Lula foi afectado por corrupção e outros males.

Apesar disso, conseguiu manter o equilíbrio e um dinamismo apreciável e obteve ganhos essenciais na luta contra a pobreza. O Brasil está hoje melhor do que em 2003. Este facto tem ainda mais significado por estes anos se seguirem ao mandato de Fernando Henrique Cardoso, o outro grande presidente brasileiro.

Após décadas de desgoverno, incompetência e oscilação entre caos revolucionário e ditadura militar, desde 1995 que as autoridades seguem uma linha de alguma responsabilidade, equilíbrio e seriedade. Pelo menos em comparação com a orientação de vizinhos e antecessores.

Isto é ainda mais importante porque, vindo ambos de ideologias consideradas opostas e antagónicas, mostra um consenso precioso para se enfrentar os terríveis obstáculos futuros. Acima de tudo Lula, com impecáveis pergaminhos de esquerda, mostrou ser possível seguir essa via sem abandonar a sanidade financeira e o progresso económico.

Isto criou na América Latina uma preciosa alternativa democrática e progressiva à antiga tradição esquerdista, autoritária e ruinosa, agora personificada por Hugo Chávez. A comparação entre os últimos oito anos do Brasil e os 12 da Venezuela dizem tudo.

Em toda esta história, o elemento mais insólito é que José Sócrates tenha escolhido para amigo estratégico o lado errado do futuro latino-americano.


 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 13 de Janeiro 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.