Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Quinta-Feira,�14 deNovembro,�2019

Desânimo

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

«O desemprego registou uma subida em Agosto, mas o Governo diz que se confirma a tendência de descida» (RR, jornal das 24, 17/set).

Esta frase paradoxal mostra bem a nossa situação política. Os ministros já nem fingem resolver problemas. Limitam-se a esbracejar para nos convencer que os problemas não existem e as coisas, afinal, não estão assim tão mal. Independentemente da realidade.

É espantoso como o cargo e o poder levam pessoas inteligentes a dizer enormes disparates de que um dia, voltados à vida real, se arrependerão com vergonha. Mas o momento cega-os.

Momentos como este, em que os líderes se escondem no autismo e ficção, são comuns em todas as sociedades. Quem os vive sente terrível desorientação, amargura, até angústia. Mas não se deve exagerar a sua influência porque, por muito dolorosos e avassaladores que pareçam, um dia esfumam-se sem consequências.

Vimo-lo há pouco nos EUA. O segundo mandato de George W. Bush foi um penoso calvário de incompetência e apatia. Mas esses anos, que tanto danificaram o espírito e a imagem dos americanos, evaporaram-se com a eleição de Obama e o novo fôlego que ela trouxe. Por cá algo foi igual com a subida ao poder de Cavaco Silva em 1985, após anos de crise pantanosa.

Claro que não é fácil encontrar uma nova liderança inspiradora, e ainda não se vislumbra quem a possa protagonizar aqui. Mas entretanto é essencial não exagerar o espírito depressivo, que cada discurso ministerial confirma e se tornou numa das causas principais da crise. O desânimo nacional levanta facilmente.

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 22 de Setembro 2010

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.