Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Quinta-Feira,�14 deNovembro,�2019

Escândalos

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

É muito curiosa a morfologia e dinâmica dos escândalos mediáticos. Na idade contemporânea vivemos em alvoroço permanente por um fluxo contínuo de broncas e indignações, que seguem todas um caminho semelhante.

Alguém se lembra de focar a atenção num caso particular. Com ou sem justificação evidente, numa oportunidade mais ou menos clara, o assunto surge.

Ninguém questiona porquê? porquê agora? porquê assim? Não se procura saber se é mesmo o pior que acontece ou até se merece atenção. O caso é dado como patente e obcecante e todos obedientemente procedem à sua escalpelização atenta e detalhada. Durante umas semanas só se fala disso e dizem-se as coisas mais graves e mirabolantes. Depois tudo se esquece e passamos ao seguinte. Quem fixa a agenda vai controlando tudo.

O caso recente do ordenado do presidente da EDP é paradigmático. Alguém reparou, comentou violentamente e todos correram a dar a sua colherada. No final ficará tudo na mesma.

Outro elemento curioso é o paralelismo partidário dos escândalos. Assim que um dos dois grandes partidos é apanhado num abuso grave, aparece logo um ligado ao outro. Durante anos os processos contra Carlos Melancia e Leonor Beleza andaram a par nos jornais. Desta vez demorou algum tempo, mas lá apareceram os submarinos para equilibrar o "Face Oculta".

O que surpreende no meio disto é que ainda se leve a sério. O mais espantoso é pessoas respeitáveis prestarem-se a esta liturgia, obedecendo atentamente aos caprichos do momento. Mas esta é a nossa cultura e temos de jogar nela.


 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 15 de Abril 2010

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.