Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Quinta-Feira,�14 deNovembro,�2019

Estupidez

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

A liberdade de expressão na sociedade da informação é um dos grandes avanços da humanidade.

O acesso ao conhecimento, o surgimento de novas ideias, criatividade e pluralismo aumentaram espantosamente. O ser humano atingiu assim um nível superior de civilização. Mas, como sucedeu nos níveis abaixo, este excelente benefício trouxe também custos evidentes. Neste caso o grau de estupidez aumentou assustadoramente.

Não é provável que o número de estúpidos tenha subido. Eles sempre foram a maioria. Infelizmente os Dante, Mozart ou Rembrandt são muito mais raros que os La Palisse, Sganarelle, Jerry Lewis ou Mr. Bean. Mas hoje têm muito mais impacto porque os meios de comunicação expandiram extraordinariamente a sua influência. Pior, aí as baboseiras interagem e fecundam-se mutuamente, explodindo a imbecilidade.

Nunca o mundo viveu tão mergulhado em disparates, burrices e vacuidades como nos dias que correm. Em debates televisivos e colunas de opinião (como esta, claro!), em blogues, revistas e e-mails, desenhos animados, séries televisivas e livros a asneira reina soberana. Sobretudo em momentos de dificuldade e confronto, como aquele que agora vivemos, as teorias idiotas, boçalidades sonantes e interjeições palermas dominam o espaço mediático.

É verdade que em muitos casos não levamos a sério o que é dito. Naturalmente vamos ganhando uma resistência que nos protege dos dislates. Mas, apesar disso, é impossível que tal inundação passe sem efeitos. Mais que a inteligência, a bondade ou a maldade, aquilo que hoje domina o mundo é a estupidez.

 

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 16 de Junho 2010

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.