Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Gerações

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

De vez em quando surgem na opinião pública frases que ninguém sabe de onde vêm, mas que rapidamente se tornam lugar-comum.

À força de repetição toda a gente as aceita, sem questionar a veracidade. Uma das mais influentes hoje é a certeza que esta é a primeira geração viverá pior que seus pais. Que é que isto exactamente quer dizer? Se começarmos a perguntar, tudo se esfuma rapidamente. Não se entende a que gerações se refere, nem o que significa exactamente viver pior. Nem sequer se percebe se a comparação entre gerações é feita num instante do tempo, ao longo de vida ou em idades comparáveis.
O pior de tudo é usar-se como unidade de medida a geração, que tem pelo menos 25 anos de tama-nho. Nenhuma análise séria se atreve a fazer prognósticos a tal distância. Por outro lado as gerações encontram-se misturadas no mesmo momento de tempo, tornando impossíveis as comparações. Há novos e velhos que são ricos e pobres.
O sentido mais comum da expressão não tem em conta o significado específico das palavras, pretendendo apenas dizer que estamos a viver pior que antes e vamos ficar assim no futuro. Mas extrapolar da actual recessão para uma evolução geracional torna a frase evidentemente falsa. Uma geração é muito tempo. As pessoas já se esqueceram que há 25 anos se vivia sem telemóvel, internet, centros comerciais e só com dois canais de televisão.
Pretender afirmar o que quer que seja sobre o futuro, sobretudo a tal distância, é uma arrogância espantosa. O que só mostra que a actual geração é tão tola como seus pais.

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 10 de Novembro 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.