Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Quinta-Feira,�14 deNovembro,�2019

Golden Share

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

Toda a gente tem opiniões sobre o uso da golden share governamental na Portugal Telecom, no caso da compra da participação na brasileira Vivo pela Telefónica espanhola.

O que tem mais graça é que o fundamento dessas opiniões passa normalmente ao lado do problema.
Muitos criticam a decisão por violar as regras do mercado. Mas qual é o mercado a que se referem? A PT é um antigo monopólio público num sector onde o Estado regula e intervém fortemente, aqui e em todo o mundo. A golden share foi apenas a forma mais visível de uma interferência que foi, é e será sempre intensíssima. Se há coisa com que este problema nada tem a ver é o mercado.
Outros apoiam a opção por defender um interesse nacional fundamental. Mas qual é exactamente esse interesse? Será que uma empresa parcialmente portuguesa ter uma quota parcialmente influente numa empresa parcialmente brasileira é mesmo decisivo para o futuro de Portugal? O único interesse envolvido é o fornecimento de telefones, TV cabo e afins aos consumidores. É evidente que, qualquer que seja o resultado do negócio, esse interesse ficaria exactamente na mesma.
Finalmente, uns e outros baseiam as suas opiniões na análise de uma longa e complexa negociação, sobre a qual sabem pouco mais de nada. Foram divulgados alguns detalhes menores por certas partes interessadas, com o objectivo evidente de influenciar a opinião pública. A verdade poucos a conhecem.
Nisto tudo, o mais espantoso é que toda a gente tenha opiniões sobre o uso da golden share governamental na PT.

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 8 de Julho 2010

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.