Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Golpe

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

Faltam poucos meses para o exército dar um golpe de estado na Grécia. As crescentes manifestações e combates nas ruas serão o pretexto para suspender a democracia e impor o estado-de-sítio.

De novo na triste história moderna grega, o caos conduz à ditadura.
Naturalmente os parceiros europeus condenarão fortemente o golpe e exigirão a normalidade das instituições. Em resposta, os coronéis pedirão a saída da Grécia da moeda única e da União Europeia. Após dias de incerteza, os líderes europeus ver-se-ão forçados a clarificar a situação e aceitar o pedido.
Alguns jornais levantarão a possibilidade de a União estar feliz com a circunstância, que a livra de um parceiro incómodo sem alterar as preciosas regras comunitárias. Qualquer membro pode sempre pedir para sair do clube. Haverá mesmo quem especule que o ataque dos coronéis teve apoio secreto alemão, precisamente para criar este processo.
Entretanto Portugal, Irlanda, Espanha e Itália estarão na primeira linha da condenação do golpe, proclamando a sua indefectível adesão aos princípios europeus. Sublinharão com alarde as enormes diferenças entre os seus casos e a tragédia grega. Após semanas de instabilidade, os mercados acreditarão e as coisas normalizam.
A saída da Europa será mesmo uma tragédia para a Grécia. Com mercados fechados e sem crédito, a austeridade será súbita e brutal, como a repressão do novo regime. Passarão sete anos de miséria até que a democracia seja restaurada. Então o país apresentará uma nova candidatura de adesão à União Europeia.

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 7 de Julho 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.