Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Imagem

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

Imagine que uma qualquer potência internacional tinha como propósito destruir a imagem portuguesa no exterior. Dificilmente poderia ter melhores resultados nesse sinistro propósito do que os que o nosso Governo conseguiu nos últimos meses.

Na sua subida sabedoria, o executivo erigiu há meses como finalidade suprema evitar recorrer ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Das duas uma: ou Portugal não está em dificuldades financeiras, caso em que esse objectivo faz todo o sentido, ou esse Fundo é um meio perver-so de ataque aos países, não se entendendo então o voto positivo dado pelo Governo português à sua criação em Maio passado.

Mais estranho ainda, todas as esperanças do executivo português estão numa eventual proposta de reforço e flexibilização do mesmo Fundo, ideia que anda a saltitar nos meios europeus, mas que os países endinheirados têm compreensível relu-tância em aceitar.

Ou seja o Governo português, que afirma a pés juntos não haver qualquer necessidade de o país recorrer ao FEEF, está ansioso por aceder a uma versão aliviada. Mas não serão as medidas do Fundo convenientes ao país? Isso torna claro que a questão, afinal, não é financeira. É mediática. O que está em causa é o impacto que a ajuda terá na imagem do país. Ou será na imagem pessoal dos ministros e política do Governo?

Entretanto a imagem na-cional vai-se degradando nos mercados, precisamente porque fica claro que o desequilíbrio financeiro é a última prioridade do nosso executivo, apostado como sempre num jogo de espelhos.

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 24 de Fevereiro 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.