Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Novo ciclo

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

O próximo será o Governo com menos perspectivas e optimismo das últimas décadas. Há muito que não se começava um ciclo político com tão pouca boa vontade. A primeira causa é a crise económica.

Nos próximos três anos dominará a austeridade do plano de emergência, o que elimina veleidades e esperanças. Mas não é só isso.

Portugal é um país socialista (Salazar chamava-lhe corporativo) onde ser de direita é insulto e de esquerda honra. Em qualquer caso, um governo de intervencionistas ligeiramente liberais (que se intitulam sociais-democratas e centristas) seria sempre mal visto. Há também culpas pessoais. Passos Coelho não conseguiu convencer e empolgar. A sua vitória resulta mais de «voto útil» e mal menor do que de convicção.

Em resumo, passada a euforia da mudança, o desânimo recente voltará rapidamente. Isso significa que as únicas forças satisfeitas no novo ciclo político estão na extrema-esquerda: o PCP pela ligeira subida, o BE apesar da pesada derrota. As condições próximas serão favoráveis à sua abordagem idealista, acusatória e irresponsável. Os vencedores, PSD e CDS, ganharam a hipótese de ficar com as culpas das políticas mais im-populares das últimas décadas.

No meio disto tudo está o país, a precisar de forte dieta. A única dúvida do novo ciclo está em saber até que ponto as populações percebem isso. Se não aceitarem a austeridade, como a Grécia, o país afunda-se. Se entenderem a emergência e, mesmo gemendo, assumirem-na como a Irlanda, salvam-se.

 

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 9 de Junho 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.