Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Rating

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

Nesta crise muitos disparates se têm dito acerca das agências de notação financeira.

É fácil criticar um rating, o que é difícil é fazer avaliação de risco com qualidade. Nesse triste panorama, o livro O Poder das Agências de Diogo Feio e Beatriz Soares Carneiro (Matéria-prima Edições, 2012) representa uma importante melhoria.

O volume faz análise equilibrada, fundamentada e séria das questões, sobretudo jurídicas, embora com excesso de laconismo, superficialidade de alguns juízos e pequenos lapsos (e.g. o crédito privado não começou no século XX, p.30, e subprime não é a clientes «ninja», p. 43).

Dois temas merecem comentário. O primeiro é a exigência de transparência nas metodologias, modelos e pressupostos (p. 65 e 119). Isso imporia às empresas a revelação dos fundamentos do seu negócio, como a fórmula da Coca-Cola ou a receita dos pastéis de Belém. Com procedimentos técnicos públicos, qualquer um roubaria a propriedade intelectual.

O segundo está nos conflitos de interesse gerados pelo pagamento da notação pelos emissores da dívida (p. 38 e 116). Aí surge um paralelo curioso com a actividade de um dos autores do livro, assistente universitário. No ensino as notas dos alunos também são pagas pelo mesmos, sem que se levantem suspeitas de conflito.

Aliás esta comparação ajuda a compreender a polémica que gerou o livro. Tal como os governos sujeitos ao rating, também os estudantes costumam protestar amargamente face às pautas que os avaliam. A diferença é que os ministros podem proibir ou regular as entidades que lhes dão má nota.

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 8 de Março 2012

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.