Liberty Silver - Moedas de Prata sem IVA

Liberty_Silver_PT

Facebook BI

Domingo,�31 deMaio,�2020

Senso da Rua

cesarneves_Destak

por João César das Neves*

As marchas e festas populares destes dias lembram que a oposição ao próximo Governo virá da rua. A maioria absoluta reduz a influência do parlamento onde pouco se passará.

Resta a contestação improvisada em greves e manifestações. E a austeridade anunciada cria aí vastas oportunidades.

Essa contestação será preciosa se servir para vigiar o governo e denunciar erros e abusos. Mas torna-se muito negativa ao pretender apenas uma recusa estúpida e oportunista da inevitável austeridade.

Portugal vive uma emergência nacional extrema cuja solução não tem muitas alternativas. O empréstimo de 78 mil milhões de euros, metade da nossa dívida pública, dá-nos um tempo para fazermos as reformas que permitam uma trajectória financeira sustentada. Isso não quer dizer que o Governo vá fazer tudo bem ou que devamos apoiá-lo sempre. Mas é preciso assumir a situação e ser sério e coerente.

Face ao perigo nacional, há limites para a diversidade ideológica. Recusar a ajuda externa e reestruturar a dívida, como dizem os extremistas, levaria ao corte imediato e violento das despesas com sacrifícios súbitos e brutais. Protestar contra o caminho que a ajuda internacional nos definiu, e que PSD, PS e CDS aceitaram, é enorme tolice.

PCP e Bloco de Esquerda mal ligaram aos pormenores dos resultados eleitorais, centrando-se no facto decisivo: está criado o ambiente perfeito para o seu crescimento. Uma maioria de Direita em tempo de vacas magras é o sonho de qualquer movimento subversivo. O único obstáculo à sua actuação será o bom senso das populações.

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


*João César das Neves é professor na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

 

Publicado no Destak dia 16 de Junho 2011

 

 

 

Comentários (0)

Subscrever RSS deste comentário.

Exibir/Ocultar comentários.

Escreva um comentário.


busy

AVISO: A informação contida neste website foi obtida de fontes consideradas credíveis, contudo não há garantia da sua exactidão. As opiniões aqui expressas são-no a titulo exclusivamente pessoal. Devido à variação dos objectivos de investimento individuais, este conteúdo não deve ser interpretado como conselhos para as necessidades particulares do leitor. As opinões expressas aqui são parte da nossa opinião nesta data e são sujeitas a alteração sem aviso. Qualquer acção resultante da utilização da leitura deste comentário independente do mercado, é da exclusiva responsabilidade do leitor.